O estilista italiano Valentino, criador da exclusiva firma de moda que leva seu nome, terá que pagar ao fisco da Itália uma multa de 33 milhões de euros (US$ 43,8 milhões), imposta pelas autoridades italianas por evasão fiscal, informa nesta quarta-feira (14) a imprensa local.
O costureiro, assim como seu sócio Giancarlo Giammetti, multado em 22 milhões de euros (US$ 29,2 milhões), são alguns dos nomes conhecidos que o fisco italiano inclui dentro de uma campanha de investigação a personagens populares da Itália.
Segundo os investigadores fiscais, Valentino e seu sócio evadiram o pagamento de vários impostos à Itália, devido a terem fixado uma residência "fictícia" em Londres.
Justamente da capital britânica, Valentino e Giammetti emitiram um comunicado de imprensa, divugado nesta quarta pelo jornal italiano "La Stampa", no qual confirmam a notícia da multa, mas afirmam que sua residência e interesses econômicos estão agora em Londres.
"Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti transferiram sua residência e todos seus interesses a Londres. Já anteriormente, sua posição a esse respeito tinha sido objeto de verificações e tinha sido julgada, em qualquer aspecto, legítima e regular", afirma a nota.
"Se hoje há a intenção, com uma iniciativa inesperada e surpreendente, de retomar o caso, Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti estarão, como sempre, dispostos a oferecer todos os esclarecimentos que possam ser requeridos por parte dos órgãos competentes", conclui o comunicado.