O custo de vida nas principais cidades brasileiras tem registrado aumentos significativos, principalmente devido à inflação e ao encarecimento dos aluguéis, refletindo uma tendência global. Mas você já parou para pensar em quais cidades brasileiras é mais caro viver?
Segundo a pesquisa Mercer 2024, que compara o custo de vida em 226 cidades ao redor do mundo, São Paulo lidera o ranking no Brasil, ocupando a 124ª posição global. A análise abrange mais de 200 itens, como alimentação, transporte, moradia, vestuário e lazer.
A capital paulista subiu 28 posições em relação ao ano anterior, consolidando-se como a cidade mais cara do país. Logo atrás, o Rio de Janeiro aparece em 150º lugar no ranking mundial, tendo avançado 21 posições. Brasília, a capital federal, ocupa o terceiro lugar entre as cidades brasileiras, na 179ª posição global, com Manaus e Belo Horizonte fechando a lista das cinco cidades mais caras do Brasil.
No cenário global, Hong Kong continua sendo a cidade com o maior custo de vida, seguida por Cingapura e Zurique. Já as cidades com o menor custo de vida são Islamabad, no Paquistão, e Lagos e Abuja, na Nigéria, fenômeno explicado pelas desvalorizações cambiais enfrentadas por esses países.