Ficou mais fácil para os brasileiros comprarem carros nos últimos dez anos. Segundo dados de um levantamento realizado pela consultoria automotiva Jato Dynamics, o número de salários mínimos necessários para adquirir um veículo caiu entre 2005 e 2015.
Há dez anos, o consumidor precisava de 124 salários mínimos para comprar um veículo hatchback, como Volkswagen Gol e Fiat Uno. Hoje, não necessários 66 salários mínimos para conseguir um carro da mesma categoria.
O levantamento levou em conta a evolução do salário mínimo e dos preços médios de carros de diferentes categorias no período, sem considerar os efeitos da inflação.
Os motivos para o aumento do poder de compra do brasileiro em relação aos carros foi a expansão das montadoras no País e o avanço tecnológico na fabricação dos modelos. “Em 2005, existiam 30 marcas no mercado, agora temos 44. Assim, temos hoje mais versões e modelos disponíveis e com o aumento da oferta, o preço caiu”, afirma o pesquisador da Jato Dynamics, Mauricio Ogata.