BR: Emprego na indústria recua pelo quinto mês seguido, diz pesquisa IBGE

Principal impacto negativo sobre o indicador partiu da Região Nordeste

Avalie a matéria:
|

O emprego na indústria brasileira recuou 0,4% em setembro, na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a quinta queda seguida nesse tipo de comparação.

No ano - de janeiro a setembro, o índice acumula recuo de 0,9% e, em 12 meses, de 1%. Na comparação com o mesmo período de 2012, baixa de 1,4%. Em setembro, a produção da indústria brasileira subiu 0,7%.

Em relação a setembro de 2012, o número de trabalhadores caiu em 12 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE. O principal impacto negativo sobre o indicador partiu da Região Nordeste (-6,3%), que teve influência negativa da redução de funcionários do setor de alimentos e bebidas (-10%), calçados e couro (-8,0%) e vestuário (-4,5%), entre outros.

Outros destaques negativos partiram de São Paulo (-0,8%), da Bahia (-6,4%), de Pernambuco (-6,5%), do Rio Grande do Sul (-1,4%) e de Minas Gerais (-1,2%).

Na análise por setor, o total do pessoal ocupado assalariado recuou em 14 dos 18 ramos pesquisados. As pressões negativas vieram de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-5,7%), produtos de metal (-4,3%), calçados e couro (-4,7%), produtos têxteis (-4,2%) e máquinas e equipamentos (-2,2%), entre outros.

Na contramão, as principais influências positivas sobre a média da indústria foram observados nos setores de borracha e plástico (4,8%), meios de transporte (0,9%) e produtos químicos (1,4%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES