A odontologia não cuida somente dos dentes ou da região bucal, a área evoluiu, trazendo consigo novos procedimentos em estética facial. A inovação apresenta tratamentos como aplicação de Botox, implantes, harmonização orofacial, preenchimentos, bichectomia, que é a retirada total ou parcial de duas bolsas de gordura presentes em cada lado da boca, entre outros.
Com a formação nas especializações, os modernos procedimentos se tornam uma grande área de atuação para profissionais e estudantes. O mercado odontológico expande-se, garantindo a abertura de novas clínicas no Piauí e possibilitando alta demanda de pacientes que veem nos tratamentos uma oportunidade de saúde e autoestima prejudicadas durante a pandemia.
Com a vida corrida e a necessidade de manter uma comunicação, muitas vezes por videochamadas, durante o isolamento social causado pela Covid-19 as pessoas passaram a reparar em detalhes no rosto. O fenômeno conhecido como ‘Efeito Zoom’ trouxe a odontologia estética como auxiliadora na reparação ou reconstrução da aparência facial.
Segundo o dentista, Dr. Walisson Rodrigues, houve um grande aumento de pacientes que buscaram procedimentos estéticos no período pandêmico. “Nós, profissionais da saúde/estética pudemos perceber um grande aumento da procura por procedimentos estéticos em nossos consultórios. A odontologia estética conseguiu ajudar tais pessoas desde a melhoria do sorriso, até mesmo a suavização de rugas faciais com a utilização de Botox ou preenchimento facial com ácido hialurônico”.
Cresce procura por tratamentos e transformações
Diversos procedimentos se tornaram tendência no mercado, sendo mais procurados a fim de corrigir um lugar específico da face, e até mesmo por alguns procedimentos serem de rápida recuperação. O Dr. Walisson explica que na região bucal, clientes passaram a desejar procedimentos como facetas em resina para melhorar o formato dos dentes, além de outros, como o clareamento dental para deixá-los mais brancos.
“Na harmonia da face o Botox foi muito requisitado para suavizar rugas ao redor dos olhos e na testa. O ácido hialurônico atuou também na suavização das olheiras profundas. Já os procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração da papada, Rinomodelação definitiva e reduções das bochechas foram escolhidos por tais pacientes por conseguirem o repouso necessário sem ter que apresentar atestado ou tirar férias”, pontuou o profissional.
Saúde e odontologia estética se mostram áreas complementares, ainda mais na questão do bem estar do paciente que tenta renovar sua autoestima. E cada tratamento ofertado se relaciona diretamente à mudança de vida das pessoas.
“A odontologia estética e a saúde andam lado a lado quando entendemos que saúde vai muito além da parte física, tendo grande componente a autoestima que está diretamente ligada a se sentir bem consigo mesmo e tais procedimentos estéticos proporcionam isso de várias maneiras”, concluiu o doutor.
Sorriso bonito eleva o bem-estar dos consumidores
Igor Carvalho é um dos que aderiram às novas técnicas disponíveis no mercado, ele fez a aplicação de resina em dez dos dentes superiores. O jovem ainda expõe de maneira positiva que a saúde bucal e o acompanhamento profissional se tornaram mais recorrentes, com a evolução odontológica possibilitando a beleza e o sorriso em quem antes tinha receio de sorrir.
“Fiz colocação de resina nos 10 dentes superiores. Não tem recuperação, não tem dor durante o procedimento. Eles (odontólogos) nos orientam a evitar algumas comidas, parar de fazer algumas coisas que temos hábitos, como por exemplo evitar comer torresmos, carne com osso, etc.”, explicou Igor.
Sendo um setor considerado novo no mercado e tendo constante crescimento no estado, as oportunidades de profissionalização surgem diariamente. A área que antes se dedicava somente à região bucal, hoje se diversifica na estética facial, mostrando novos caminhos para os profissionais e estudantes em odontologia.
A abertura de novos consultórios no Piauí é reflexo do aumento de pacientes que desejam renovar sua aparência e alinhar os tratamentos à saúde e autoestima, devolvendo a felicidade visual e cotidiana, degradadas no período pandêmico.