Economia do país fecha 1º tri com alta de 1,05%, diz Banco Central

Na comparação com março de 2012, o IBC-Br avançou 3,61% e acumula em 12 meses alta de 1,2%, ainda segundo o BC

Avalie a matéria:
Economia do país fecha 1º tri com alta de 1,05%, diz BC | Reprodução

A atividade econômica brasileira acelerou no primeiro trimestre deste ano, ao registrar expansão de 1,05% na comparação com o 4º trimestre do ano passado, quando o crescimento foi de 0,63%, mostrou o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) nesta quinta-feira (16).

Só em março, o indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 0,72% na comparação com fevereiro, de acordo com dados dessazonalizados do BC, praticamente em linha com o mercado.

O indicador mostrou ainda que a atividade econômica reverteu a queda de 0,36% de fevereiro ante janeiro, dado revisado ante recuo de 0,52% divulgada anteriormente.

A economia brasileira ainda não conseguiu deslanchar neste início do ano, mostrando fragilidade e dificuldade de imprimir recuperação mais sólida.

Em março, a produção industrial brasileira havia mostrado alguma retomada, ao subir 0,7%, mas bem abaixo do esperado, após queda de 2,4% em fevereiro.

Nem mesmo o varejo brasileiro, um dos principais pilares do crescimento econômico, tem mostrado força. Em março, as vendas recuaram 0,1% frente a fevereiro, fechando o primeiro trimestre com queda de 0,2%.

O consumo das famílias vem sendo afetado pela inflação elevada, que corrói o poder de compra do consumidor, levando o BC a iniciar ciclo de aperto monetário mesmo diante do cenário econômico fraco, elevando a Selic para 7,5% ao ano.

Na pesquisa Focus do BC, a expectativa dos economistas é de que o Brasil encerre 2013 com expansão de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e Selic em 8,25%.

Na comparação com março de 2012, o IBC-Br avançou 3,61% e acumula em 12 meses alta de 1,2%, ainda segundo o BC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES