O empresário David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas, voltou a investir no setor aéreo norte-americano. Ele comprou a JetSuite em novembro, empresa de táxi aéreo que opera com 11 aeronaves Phenom 100, da fabricante brasileira Embraer. O valor do negócio não foi divulgado.
?Eu queria ter uma empresa dessas aqui no Brasil, mas não tenho tempo?, disse Neeleman.
Com a JetSuite, o empresário quer oferecer custos menores para os passageiros de jatos privados em rotas ligando a região leste dos Estados Unidos ao Texas. A empresa de Neeleman pretende cobrar US$ 1.000 por hora de voo, cerca de um terço do valor praticado atualmente.
O Phenom 100 é o avião de entrada da Embraer para o mercado de aviação executiva. Com capacidade para transportar quatro passageiros e dois tripulantes, tem preço inicial de US$ 4 milhões. De acordo com a fabricante brasileira de aviões, o modelo foi o jato executivo mais entregue do mundo no ano passado.
Aos 51 anos, Neeleman já fundou quatro companhias aéreas. A primeira foi a Morris Air, em Salt Lake City, quando tinha apenas 23 anos de idade. Depois dela vieram a canadense Westjet e a JetBlue, que se transformou na maior companhia de baixo custo dos Estados Unidos. A última foi a Azul Linhas Aéreas, que completou dois anos de mercado em meados de dezembro.