Dólar fecha mês com maior alta para 1º trimestre desde 1999

No mês, o dólar acumulou alta de 11,7% ante o real, na maior valorização desde setembro de 2011

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O dólar fechou em queda de mais de 1% ante o real nesta terça-feira, mas encerrou o primeiro trimestre com alta acumulada de 20% em relação à moeda brasileira, em meio as incertezas políticas e econômicas locais e perspectiva de aumento dos juros nos Estados Unidos.

Foi a maior valorização do dólar ante o real em um primeiro trimestre desde 1999, quando o Brasil desvalorizou o real e adotou o regime de câmbio flutuante. No mês, o dólar acumulou alta de 11,7% ante o real, na maior valorização desde setembro de 2011. Nesta terça-feira, a moeda norte-americana fechou com queda de 1,26%, a R$ 3,1909 na venda, após cair 0,27% na véspera.

O desempenho foi influenciado pela briga para a formação da taxa Ptax, com investidores também aproveitando para embolsar ganhos das fortes altas recentes e acompanhando os comentários do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no Senado Federal. Segundo dados da BM&FBovespa, o giro financeiro na sessão foi de cerca de US$ 2,8 bilhões. "Estamos vendo mais um reflexo ao movimento interno do que externo", disse o gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo, acrescentando que o mercado avalia positivamente a atuação de Levy na condução das mudanças necessárias para a economia. As questões locais fizeram com o que o dólar se descolasse do mercado externo, onde a moeda norte-americana subia cerca de 0,4% em relação a uma cesta de moedas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES