A semana começa com o dólar operando em alta frente ao real. Por volta das 13h55, a moeda norte-americana era vendida a R$ 1,874, com valorização de 1,13%. A cotação acompanha a piora nas bolsas de valores, que operam com fortes baixas. "Temos um espaço para realizar principalmente na renda variável e, em contrapartida, o dólar também vinha caindo bastante. Essa inversão era esperada", avaliou Clodoir Vieira, economista-chefe da corretora Souza Barros.
Em julho, o dólar acumulou depreciação de quase 5%, enquanto na Bovespa, os ganhos superaram 6%. No ano, as variações são ainda mais expressivas, com uma queda de mais de 19% do dólar e salto de 46% da bolsa brasileira. Dados sobre a Ásia Notícias da Ásia, como a queda no investimento estrangeiro direto da China e o crescimento do PIB do Japão menor que o esperado, alimentavam os receios sobre a retomada da economia mundial e amparavam nova rodada de realização.
A China sofreu a 10ª queda consecutiva no investimento estrangeiro direto em julho, o que reforçou temores sobre o desempenho da economia considerada essencial para a recuperação global. Nas bolsas europeias, os principais indicadores operam com quedas acentuadas, abaixo dos 2%.
Na Ásia, o dia foi de fortes perdas, com a bolsa de Xangai desabando 5,79%. Semana passada Na sexta-feira, o dólar comercial fechou em alta, com os investidores demonstrando aversão ao risco. Com isso, a moeda americana terminou o dia cotada a R$ 1,853, com alta de 1,03%.Na semana, o dólar comercial acumulou alta de 1,7%