Diretor do BNDES defende linha de crédito para reconstrução do RS após enchentes

O governo Lula também discute a criação de um fundo para financiar investimentos na infraestrutura após desastres climáticos, com aplicação imediata para o RS

Avalie a matéria:
Diretor do BNDES, Nelson Barbosa (à esquerda) e pessoas sendo resgatadas das enchentes o RS (à direita) | Montagem/MeioNews

O diretor do BNDES, Nelson Barbosa, defendeu na segunda-feira (20) a criação de uma linha de crédito para auxiliar a reconstrução do Rio Grande do Sul, após enchentes que afetaram mais de 2 milhões de pessoas e deixaram ao menos 157 mortos. O governo de Eduardo Leite (PSDB) pretende criar quatro cidades provisórias para abrigar moradores de Porto Alegre, Guaíba, Canoas e São Leopoldo, além de investir na reconstrução de rodovias, habitações e bairros destruídos pelas enxurradas.

Presidente Lula visitando o RS pela terceira vez - Foto: Reprodução

POPULAÇÃO VULNERÁVEL AOS EVENTOS CLIMÁTICOS

Barbosa afirmou que os eventos climáticos no estado exigem uma linha de crédito especial para a reconstrução, complementando as já existentes para mitigação e adaptação. "Nós já temos linhas para mitigação e adaptação, e agora temos que pensar também em linha para cuidar de perdas e danos", disse. O governo Lula (PT) também discute a criação de um fundo para financiar investimentos na infraestrutura após desastres climáticos, com aplicação imediata para o RS.

G20 NA DISCUSSÃO SOBRE FINANCIAMENTO CLIMÁTICO

Líderes de bancos públicos de desenvolvimento dos países do G20 se reúnem nesta segunda (20) e terça (21) no Rio de Janeiro para discutir financiamento climático. Representantes afirmaram que debaterão formas de financiamento global para a recuperação de cidades atingidas por desastres, como as do RS. Barbosa destacou que o Fundo Clima, administrado pelo BNDES, possui US$ 2 bilhões para financiar a transição climática e deve receber mais R$ 30 bilhões nos próximos três anos.

Vice-presidente Geraldo Alckmin vendo o rastro de destruição deixado pelas enchentes o RS - Foto: Reprodução

MEDIDAS EMERGENCIAIS PARA O RS

O BNDES anunciou medidas emergenciais para o estado, incluindo a suspensão completa, por 12 meses, dos pagamentos de prestações vencidas ou a vencer de financiamentos contratados e o alongamento do prazo de amortização dos empréstimos para clientes dos municípios atingidos. João Paulo Kleinübing, presidente do BRDE, comparou o esforço de reconstrução do RS ao que aconteceu em Nova Orleans após o furacão Katrina, destacando a importância de manter o vigor econômico do estado para enfrentar os desafios futuros.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES