Pesquisadores da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, apresentaram nesta semana um aparelho capaz de diagnosticar se uma pessoa tem sífilis ou AIDS em apenas 15 minutos ? e ainda por cima o teste custa apenas US$ 1. Basta pingar uma gota de sangue no mChip, que tem o tamanho de um cartão de crédito, e um sensor ótico analisa com base no sistema microfluídico
O mChip tem um percentual de detecção da AIDS e sífilis em 100% dos casos, mas tem uma margem de erro de 4% a 6% que pode resultar em falsos positivos. Esses números são similares aos testes de laboratório.
O objetivo dos pesquisadores de Columbia é acelerar o processo de diagnóstico na África, para que as pessoas comecem a se tratar antes que as doenças se tornem mais agressivas. Em alguns países africanos, há apenas um laboratório para realizar os testes, o que faz a espera por resultados durar de semanas a meses.
Um mChip para diagnosticar câncer de próstata já foi aprovado para ser usado na Europa. Outro objetivo é diagnosticar mulheres grávidas em Ruanda. ?Quando você está em algumas vila de Ruanda, você pode ter os remédios para várias doenças sexualmente transmissíveis, mas você não sabe em quem fazer o tratamento, e por isso fazer o diagnóstico acaba sendo o maior desafio?, disse em um anúncio o pesquisador de Columbia, Samuel K. Sia, um dos homens por trás do mChip.