Desorganização em atacadões aumenta no fim do ano; saiba

As mudanças realizadas pelos proprietários de Atacadões, por conta das vendas do final de ano, acabam confundindo os consumidores

Atacadões | Prateleiras ganham nova roupagem no final do ano | Jornal Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os atacadistas estão reorganizando os estoques para aproveitar as vendas de fim de ano, o que implica em diversos contratempos para os consumidores. Nesta semana, um dos estabelecimentos pesquisados resolveu promover uma mudança radical no posicionamento das prateleiras e gôndolas, o que resultou em consumidores um pouco perdidos na busca pelos produtos. Vários itens não tinham preço à mostra, o que forçava os consumidores a dirigir-se ao pessoal de loja. Ou seja, vida nada fácil para quem tem o hábito de pesquisar com o objetivo de maximizar a economia de gastos.

A corrida dos preços no atacado voltou a ficar apertada. Nesta semana, a diferença de preços do mais caro para o mais barato voltou a cair, ficando em R$ 4,02. O ranking manteve a mesma ordem da semana passada, com o Makro mostrando-se o mais vantajoso. Em segundo, aparece o Carvalho Mercadão, seguido por Atacadão Carrefour e Maxxi.

Vale ressaltar que a metodologia da pesquisa anota os produtos mais baratos nos itens sem marca definida na tabela (exemplos: Água sanitária, flocão de milho, feijão carioca) e procura pela marca em produtos cuja marca aparece especificada (a exemplo do leite Itambé). Ou seja, quem tem mais variedade de produtos acaba levando vantagem.

Esse critério foi introduzido com o objetivo de contemplar os consumidores que sempre optam pelos itens mais em conta.

Em alguns casos, como o da água mineral de 500 ml, aparece uma marca específica (no caso, Regina), mas diante da falta dela, considera-se uma alternativa similar, para não penalizar tanto a soma final (que já é prejudicada pela falta de produtos elementares em vários dos atacadistas). No caso do arroz tipo 1, é considerado em cada estabelecimento o mais barato dentre as marcas mais populares.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES