Com o feriado da Sexta-feira Santa e o fim de semana prolongado, muitas pessoas já estão de olho na próxima emenda, porém, terão que esperar um pouco mais, já que 2024 terá poucos "feriadões". De acordo com o calendário do governo federal, a próxima folga nacional que será vizinha do fim de semana será apenas em novembro, com o feriado da Proclamação da República, caindo em uma sexta-feira.
Antes disso, todos os feriados nacionais em 2024 serão em sábados, domingos ou no meio da semana, totalizando sete feriados em fins de semana ou quartas-feiras. A possibilidade de uma folguinha extra pode acontecer em 30 de maio, uma quinta-feira, que será o dia de Corpus Christi, embora não seja um feriado nacional, mas sim ponto facultativo.
Nesse caso, os estados e municípios poderiam regulamentar o feriado, se desejarem, e os trabalhadores também teriam a opção de fazer acordos com os empregadores para garantir a folga. Além disso, vale lembrar que o Dia da Consciência Negra passou a ser feriado nacional em 2024, após aprovação no Congresso e sanção do presidente.
O calendário também inclui oito pontos facultativos, que serão observados pelos órgãos e entidades da administração pública federal, enquanto autoridades municipais e estaduais têm o poder de determinar em lei que pontos facultativos nacionais sejam feriados locais. Assim, quem tiver direito a descansar nesses períodos terá um feriado prolongado a mais em 2024.
Veja abaixo o calendário nacional com feriados e pontos facultativos de 2024:
Para mais informações, acesse meionews.com