O número de trabalhadores na construção civil atingiu um novo recorde no mês de novembro de 2009, com a contratação de 23,7 mil pessoas com carteira assinada, um crescimento de 1,02% em relação a outubro, elevando para 2,351 milhões os empregados no setor em todo o país. O Nordeste foi a região que mais contratou.
Os dados fazem parte da pesquisa mensal feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De janeiro a novembro de 2009, foram contratados 266,3 mil trabalhadores, o que representa acréscimo de 12,78%. Nos 12 meses encerrados em novembro, a expansão foi de 8,2%, para 179 mil empregados.
Sérgio Watanabe, presidente do Sinduscon-SP, destacou que os números mostram que o setor continua aquecido, sobretudo porque novembro costuma registrar queda nas contratações. "Os números também reforçam a expectativa de que o PIB da construção cresça perto de 9% em 2010, com a contratação de mais 180 mil trabalhadores", acrescentou Watanabe.