Conta de luz ficará mais cara no mês de julho; entenda o motivo!

Motivos para o acionamento da bandeira amarela são previsão de chuvas abaixo da média no segundo semestre, temperaturas mais altas e maior consumo. Conta encarece R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora.

Avalie a matéria:
Energia elétrica ficará mais cara em julho | Foto: Istock/Uol

A conta de energia elétrica ficará mais cara, para famílias e empresas, no mês de julho. Pela primeira vez desde abril de 2022, o governo acionou a bandeira amarela, gerando uma cobrança adicional.

PORQUE VAI AUMENTAR?

A justificativa é que a previsão de chuvas será abaixo da média no segundo semestre, e as temperaturas acima no inverno, o que levará ao acionamento de aparelhos para amenizar o ambiente.

Com essa conjunção de fatores, o consumo de energia é estimado em ser maior, ao mesmo tempo em que as hidrelétricas terão menos água. O governo precisará acionar as usinas termelétricas, que funcionam a partir da queima de combustível, que são mais caras que as hidrelétricas.

O QUE É BANDEIRA AMARELA?

  • A tarifa aumenta R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh);
  • O consumo médio em uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh (sem ar-condicionado);

PODE FICAR PIOR?

De acordo com a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, o sistema de bandeiras — além da verde e da amarela há a vermelha, mais cara — estimula o próprio consumidor a controlar sua tarifa, economizando energia e, assim, diminuindo a necessidade do sistema todo de acionar as termelétricas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES