O setor da Construção Civil em Teresina e sua Região Metropolitana mostrou movimentação significativa no segundo trimestre de 2024 com o lançamento de quatro novos empreendimentos residenciais. Os dados são da pesquisa da Brain, que analisa o mercado imobiliário vertical, horizontal e comercial para avaliação censitária do município.
Foram três empreendimentos verticais e um horizontal, ampliando as opções habitacionais na capital piauiense. As vendas nesse período alcançaram um total de 1.414 unidades, divididas entre 641 unidades em empreendimentos verticais, 772 em empreendimentos horizontais e uma unidade comercial.
COMERCIALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS
Em junho de 2024, os dados de comercialização nos empreendimentos com vendas primárias ativas indicaram que 11.580 unidades residenciais verticais haviam sido lançadas até então. Desse total, 2.493 unidades ainda estavam disponíveis, representando 21,5% da oferta inicial. A análise por padrão de empreendimento revelou que a maior disponibilidade foi registrada no padrão Super Luxo, com 59,5% das unidades ainda à venda. Em compensação, o Padrão Alto teve a menor taxa de disponibilidade, com apenas 10,2% das unidades remanescentes.
“Essa é uma pesquisa que apresenta a evolução analítica dos principais indicadores, como os lançamentos, vendas, ofertas e, claro, o perfil do consumidor. É um crescimento em vendas que vem impulsionado pelas obras em infraestrutura e incentivos fiscais. Isso estimula as construtoras a expandir seus projetos”, avalia o presidente do Sinduscon Teresina-Piauí, Guilherme Fortes.
Os números apresentados no relatório do Grupo Brain refletem a dinâmica no mercado imobiliário da região, com uma oferta variada e uma demanda que prioriza empreendimentos de médio porte e unidades com dois ou três dormitórios, conforme o perfil de consumo local.