Conheça o frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda

Ao eliminar o transporte do gado, o frigorífico móvel reduz a produção de adrenalina nos animais, o que preserva os estoques de glicogênio na carne.

O primeiro modelo entrou em operação em 2022 em uma fazenda em Bannackburn. | REPRODUÇÃO
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A agtech australiana Provenir trouxe uma solução inovadora para o setor pecuário: um frigorífico móvel de alta tecnologia. Essa alternativa, criada em resposta aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, como o fechamento de frigoríficos tradicionais, permite que o abate de bovinos seja realizado diretamente na propriedade rural. O modelo reduz o estresse dos animais, otimiza a qualidade da carne e oferece maior controle do processo.

Desde 2022, o frigorífico móvel opera em Bannockburn, Victoria, processando um número limitado de bovinos criados na própria fazenda. Instalado em um semirreboque para caminhões, o equipamento reúne toda a infraestrutura de um abatedouro convencional, mas elimina a necessidade de transporte dos animais, garantindo maior bem-estar e eficiência.


TECNOLOGIA QUE PRIORIZA O BEM-ESTAR ANIMAL

A Provenir, fundada em 2017, acredita que a melhor carne bovina vem de animais criados sob os mais altos padrões de bem-estar. “Nossa solução é simples – maior bem-estar, processamento móvel na fazenda. Assim, ao invés do animal ser transportado para o matadouro; o matadouro vem para a fazenda“, explica a empresa.

O transporte de bovinos para abatedouros fixos muitas vezes implica longas distâncias, situações desconhecidas e estresse desnecessário para os animais, o que impacta negativamente a qualidade da carne. “Isso não é apenas ruim para o bem-estar animal e para nossos produtores, mas também pode afetar negativamente a qualidade da carne. Os fundadores da Provenir sabíamos que deveria haver uma maneira melhor”, destaca o site da empresa.


MENOS ESTRESSE, MAIS QUALIDADE

Ao eliminar o transporte do gado, o frigorífico móvel reduz a produção de adrenalina nos animais, o que preserva os estoques de glicogênio na carne. Esse diferencial resulta em cortes com qualidade superior, mais macios e saborosos.

 “Ao processar na fazenda e utilizar o que há de mais moderno em tecnologia de rastreabilidade digital, podemos fornecer total transparência e proveniência garantida”, afirma a Provenir.

Os parceiros da empresa criam bovinos em pastagens abertas, utilizando técnicas de manejo de baixo estresse. Os animais são alimentados com capim natural, feno ou silagem, garantindo o máximo de qualidade em todo o processo produtivo.


RASTREABILIDADE TOTAL E TRANSPARÊNCIA

Além do bem-estar animal, a Provenir investe em rastreabilidade completa. Com o auxílio de tecnologias digitais, é possível acessar informações detalhadas sobre cada corte de carne por meio de QR Codes, como a raça do gado, a propriedade onde foi criado e as práticas adotadas pelo produtor.

“Acreditamos que o alimento é um grande conector de pessoas e nossa plataforma digital de proveniência pode trazer de volta essa conexão entre produtor e consumidor”, ressalta a empresa. Essa abordagem também permite que consumidores forneçam feedbacks, ajudando os pecuaristas a aprimorarem continuamente suas práticas.

O projeto surgiu durante a pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação) 


O PROCESSO ARTESANAL E MODERNO DA PROVENIR

Embora o frigorífico móvel seja o centro das operações, a Provenir valoriza técnicas tradicionais. “O abatedouro artesanal é uma habilidade consagrada pelo tempo e habilidade do açougueiro para valorizar todo o animal”, destaca. A empresa combina esse conhecimento com tecnologia avançada de refrigeração e suspensão para maximizar rendimento e maciez.

Seja para atacado, restaurantes ou diretamente aos consumidores, a carne produzida pela Provenir se diferencia pela alta qualidade e pela transparência em sua cadeia produtiva. A iniciativa não apenas redefine o setor de processamento de carne, mas também estabelece um novo padrão de bem-estar animal e sustentabilidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES