Conab faz mapeamento das lavouras de soja no Piauí

Técnicos também coletaram informações sobre produção do milho

Avalie a matéria:
Produção de soja | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo para realizar a coleta de informações que servirão como base para o mapeamento da soja nos estados do Piauí e Maranhão. A operação inclui visitas a lavouras nos municípios piauienses de Bom Jesus, Monte Alegre, Gilbués, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, além do município maranhense de Alto Parnaíba.

Até agora, para pesquisa foi realizada o primeiro roteiro, faltando ainda mais três para realização e devem ocorrer nos meses de fevereiro e março.

Durante a pesquisa, serão identificadas as lavouras de soja em espaço amostral definido por sorteio aleatório, seguido de metodologia específica. “Esta ação compõe um grande projeto da Conab em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o mapeamento da soja em todo o território nacional, com o objetivo de aprimorar a metodologia das estimativas de safra da Companhia”, explica o superintendente regional da Conab no Piauí, Danilo Viana. “A expectativa é realizar o mapeamento da safra 2021/22 desta cultura nas regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba)”.

As principais informações colhidas são o registro e a localização geográfica dos cultivos de soja, a identificação das culturas e as fases do seu desenvolvimento, entre outros, a fim de validar o mapeamento prévio realizado por imagens de satélite. A Conab já desenvolve o mapeamento de 98% da área total de produção do país, a partir de análises do sensoriamento remoto comprovadas por verificações presenciais.

Técnicos coletaram informações sobre tipo da cultura da soja (Divulgação)

Além da soja, cultivo do milho foi monitorado

Na primeira visita, os técnicos coletaram informações como o tipo da cultura e, além da soja, outros cultivos também foram monitorados, como o milho. No estudo são levados em conta a situação, o estágio, a altura da planta, a condição.

"O objetivo das informações coletadas não é a estimativa de produtividade, mas apenas a estimativa da área plantada. No entanto, as condições das lavouras de soja no Piauí são muito boas em função das condições de clima favorável, portanto há expectativa de boa produção", informa Rodrigo Gomes de Souza, superintendente substituto de Informações da Agropecuária da Conab.

A Conab tem monitorado os cultivos agrícolas em todos o País, mas é a primeira vez que o mapeamento de um cultivo de ciclo anual, específico como a soja, é realizado. A Conab já havia mapeado o cultivo de arroz irrigado na região sul e no estado do Tocantins, além de cultivos de ciclo permanente como o café.

A Conab já monitora 98% da produção com base em imagens de satélite de média resolução espacial. A diferença agora é a possibilidade de uso de imagens de satélite de alta resolução espacial e viabilidade de estimar a área cultivada, além do monitoramento.

No atual momento, com referênica aos cultivos anuais, o foco agora é o mapeamento da soja, mas a Conab pretende expandir para o mapeamento de milho, após finalizar a experiência coma soja. A Conab já havia mapeado o cultivo de arroz irrigado na região sul e no estado do Tocantins, além de cultivos de ciclo permanente como o café.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES