Companhias aéreas estão ampliando voos e rotas para Belém em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). A Gol e a Latam vão oferecer novos trajetos com destino à capital paraense a partir de junho e novembro, respectivamente.
A partir de 15 de junho, a Gol iniciará voos diretos entre Miami (EUA) e Belém, com frequência inicial de duas vezes por semana, às quintas e domingos. A expectativa da empresa é triplicar o número de voos para a cidade. Novas rotas devem ser anunciadas em breve.
Em 2024, o Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros, e o Aeroporto Internacional de Belém bateu recorde com 4,1 milhões de passageiros, segundo o Ministério do Turismo. Cerca de 5% dos voos no terminal foram internacionais, o que resultou em um aumento de 58% no número de visitantes de fora do país, impulsionado por novas rotas.
AMPLIAÇÃO DE VOOS
Para novembro, durante a COP30, a Latam ampliará os voos nas rotas Guarulhos–Belém (de 28 para 31 voos semanais) e Fortaleza–Belém (de 7 para 12 voos semanais). Já as rotas Manaus–Belém e Macapá–Belém continuam com dois e três voos semanais, respectivamente.
Além disso, de forma excepcional no mês do evento, a Latam operará três voos semanais entre Bogotá e Belém (às segundas, quartas e sábados) e dois entre Rio de Janeiro e Belém (às quintas e domingos).
As rotas extras da Latam serão operadas com aeronaves Airbus A320, com até 174 lugares. Além da Latam e da Gol, também operam no Aeroporto de Belém as companhias Azul, TAP e Surinam Airways. A Azul informou que prepara sua operação para a COP30 e divulgará os detalhes em breve. TAP e Surinam Airways não responderam até o fechamento.