O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 400 milhões no comércio da cidade de São Paulo. O número representa um faturamento 3,22% maior do que o visto no mesmo período de 2010, segundo pesquisa realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) com cem lojistas.
As lojas de vestuário e calçados devem ser as mais movimentadas, segundo o levantamento. As roupas e sapatos são os primeiros presentes na preferência dos casais neste ano. As floriculturas aparecem em seguida como o comércio mais movimentado. Depois vêm os bares e restaurantes.
Apesar do crescimento, menos de um terço das empresas (29,7%) diz ter feito algum tipo de promoção para elevar as vendas nesta data.
Entre as que adotaram alguma ação, os descontos são a forma de promoção mais comum (80%), seguido pelo sorteio ou distribuição de brindes (13,3%) e, empatados, ofertas relâmpagos e vendas parceladas sem juros (3,3% cada).
A maior parte dos comerciantes diz esperar que os consumidores gastem até R$ 100 com os mimos à cara-metade, como mostrou uma pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian.
Para os comerciantes, os principais itens serão as roupas, sapatos e acessórios, com 29% da preferência. Em seguida devem aparecer itens de perfumaria e cosméticos (22%), celular e smartphone (19%), flores (12%), chocolates e doces (6%), joias e relógios (5%), eletrônicos (3%), DVDs, CDs, livros, eletrodomésticos, refeição ou viagem (1% cada). A lista é praticamente idêntica à do ano passado.