O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro registrou queda pelo segundo trimestre consecutivo e o Brasil entrou em recessão (economia mais fraca, com desemprego em alta e menos consumo, por exemplo).
Segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a queda foi de 0,1% no terceiro trimestre do ano, em relação ao segundo trimestre. Isso significa que o país está em recessão.
Por definição técnica, um país entra em recessão quando há dois trimestres seguidos de queda.
No segundo trimestre, o PIB também havia caído 0,1%. Por definição técnica, um país entra em recessão quando há dois trimestres seguidos de recuo. O resultado deste ano já coloca em risco o crescimento da economia brasileira também em 2022.
No segundo trimestre a economia brasileira havia registrado queda de 0,4% na mesma base de comparação, em dado revisado pelo IBGE de recuo de 0,1% informada antes.
Em relação ao terceiro trimestre de 2020, o PIB apresentou expansão de 4%, contra expectativa alta de 4,2% nessa base de comparação. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).