Colheita de milho safrinha no centro-oeste avança para 20,7%

Mais de 600 mil hectares do grão já foram colhidos no estado

Colheita de milho no Mato Grosso | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A colheita de milho safrinha em Mato Grosso teve um avanço de mais de 10 pontos percentuais na última semana, passando de 9,5% para 20,7% de área colhida (622,4 mil hectares atuais), de um total de 3 milhões de hectares plantados. Os dados foram divulgados no informe de acompanhamento de colheita do milho do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta (4).

De acordo com o informe, mesmo com um avanço significativo, a colheita está atrasada em 3,4 pontos percentuais com relação à safra passada, quando, neste período, 24,1% da área cultivada com o grão no estado já estavam colhidos. A razão para tal atraso seria a alta umidade dos grãos apresentada em algumas regiões.

A região Sudeste plantou 601 mil ha de milho safrinha, mas apenas 10% foi colhido até esta semana. A colheita de milho na região apresenta o maior atraso quando comparadas as safras 12/13 e 13/14, pois foi a que mais sofreu com a umidade ainda presente nos grãos do cereal no campo. Durante o mesmo período na safra passada, a colheita era 9,4 pontos percentuais maior, quando já haviam sido colhidos 19,4% da área plantada.

Os produtores do Médio-norte já colheram 27,9% de suas áreas, um atraso de apenas 0,8% com relação ao mesmo período do ano passado. É a maior região produtora do cereal no estado com o cultivo de mais de 1,4 milhão de hectares de milho.

O Instituto informa ainda que, para a safrinha 13/14, a produtividade média no estado é estimada em 94 sacas/ha, sendo que, dentre todas as regiões, a maior produtividade é encontrada na Sudeste, onde a média chega a 106 sacas/ha.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES