Cheques emitidos nas quintas-feiras são os que mais ?voltam? - quando o consumidor não tem dinheiro suficiente na conta para arcar com o pagamento. Segundo a Pesquisa Nacional sobre Liquidação de Cheques, realizada pela Telecheque, a quinta-feira foi o dia da semana que concentrou o maior número de pagamentos em cheques que ?voltaram? no País em junho. O índice médio apresentado nesse dia foi de 3,13%, seguido pela segunda-feira, com 2,85% do total.
O estudo também aponta que o horário com o maior índice de endividamento médio do mês foi o intervalo entre 18 horas e as 23h59, com 3,10%, resultado 10% superior ao intervalo entre as 12 horas e as 17h59 (2,81%).
?É muito comum que um dia particularmente estressante seja compensado com compras por impulso, o que explica que os maiores índices de inadimplência se concentrem às vésperas do final de semana e na segunda-feira, e em horários que coincidem com o término do expediente?, diz Walter Alfieri, diretor da MultiCrédito, em comunicado.
Apesar de a quinta-feira ter liderado em junho, a segunda-feira também é um dia que o consumidor tende a se endividar. Em maio, o percentual de cheques emitidos nas segundas sem fundo foi de 3,53%, seguido pela quinta-feira (3,29%).