A inadimplência com cheque aumentou 13,68% na passagem de outubro para novembro, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pela consultoria Equifax. O volume de cheques devolvidos no mês passado ultrapassou de 1,59 milhão.
Na comparação entre novembro deste ano e o mesmo mês do ano passado, o volume de cheques devolvidos foi 22,44% menor.
O consultor do Centro de Conhecimento da Equifax Alcides Leite afirma que as festas de fim de ano explicam o aumento no volume de cheques devolvidos no período. Para os últimos dias de 2010, o consultor não prevê mudanças significativas no volume de cheques devolvidos.
- A esperada alta dos juros, fruto do aperto monetário provocado pelas recentes medidas do Banco Central, pode influenciar o comportamento do nível de inadimplência ao longo do primeiro semestre de 2011.
Títulos
Em novembro, o número de títulos protestados aumentou 46,43% na comparação entre novembro e outubro. Já na relação entre novembro deste ano e o mesmo mês do ano passado, foi registrado um recuo de 10,65%.
Em novembro, foram registrados 677.871 protestos, contra 462.944 registrados em outubro e 758.638 registrados em novembro do ano passado.
O volume de títulos protestados deve apresentar uma pequena elevação nos próximos meses por causa do aperto na política monetária aplicada pelo BC.