A partir de novembro, a Caixa Econômica Federal aumentará o valor de entrada exigido para financiamentos de imóveis de até R$ 1,5 milhão. Segundo o banco, os empréstimos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) serão limitados a imóveis com avaliação ou valor de compra de até R$ 1,5 milhão. Além disso, o cliente não poderá possuir outro financiamento habitacional ativo na Caixa.
COTAS DE FINANCIAMENTO
A Caixa reduzirá as cotas de financiamento. Pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), o banco financiará até 70% do valor do imóvel, ante os 80% permitidos atualmente. Já pelo sistema Price, o limite cairá de 70% para 50%.
No sistema SAC, as prestações diminuem ao longo do tempo devido à redução gradual dos juros. Já no sistema Price, o valor das parcelas permanece fixo durante todo o contrato. Na prática, isso exigirá dos compradores uma entrada maior para adquirir o imóvel.
"A Caixa estuda constantemente medidas que visam ampliar o atendimento da demanda excedente de financiamentos habitacionais, inclusive participando de discussões junto ao mercado e ao Governo, com o objetivo de buscar novas soluções que permitam expansão do crédito imobiliário no país, não somente pela Caixa, mas também pelos demais agentes do mercado", afirmou o banco em nota oficial.