A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta sexta-feira (26), o repasse de R$ 12,9 bilhões referentes à distribuição de parte do lucro obtido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024. De acordo com o banco, os depósitos serão realizados automaticamente nas contas vinculadas dos trabalhadores com saldo existente em 31 de dezembro de 2023, e a previsão é que todos os valores estejam creditados até a próxima segunda-feira (29).
O lucro total do FGTS no ano foi de R$ 13,6 bilhões, impulsionado principalmente por operações de crédito imobiliário e aplicações em títulos públicos. Desse montante, 95% estão sendo repassados aos cotistas, conforme decisão do Conselho Curador do Fundo.
Com a distribuição, a rentabilidade total do FGTS em 2024 chegou a 6,05%, superando a inflação oficial medida pelo IPCA, que ficou em 4,83%. Vale lembrar que, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a remuneração do FGTS não pode ser inferior à inflação.
Quem tem direito?
Têm direito ao repasse todos os trabalhadores que possuíam saldo na conta vinculada ao FGTS em 31 de dezembro de 2023. Ao todo, mais de 134 milhões de contas devem ser contempladas.
Apesar de o crédito ser automático, o valor não fica imediatamente disponível para saque. Ele será incorporado ao saldo da conta vinculada e só poderá ser retirado nas situações previstas por lei, como:
Demissão sem justa causa
Aposentadoria
Aquisição da casa própria
Doenças graves
Saque-aniversário, para quem aderiu à modalidade
A consulta ao valor creditado pode ser feita por meio do aplicativo FGTS ou nas agências da Caixa.