Os correntistas ainda possuem aproximadamente R$ 7,2 bilhões retidos em contas inativas de bancos e outras instituições, de acordo com informações atualizadas pelo Sistema de Valores a Receber (SVR) na última segunda-feira.
Desse montante, cerca de R$ 5,85 bilhões pertencem a mais de 37 milhões de cidadãos brasileiros, enquanto o restante representa fundos 'esquecidos' por empresas. Os interessados podem verificar os valores disponíveis no site do Banco Central do Brasil.
O Sistema de Valores a Receber (SVR) é uma plataforma de consulta que possibilita aos correntistas verificar se têm valores a receber devido a contratos encerrados com saldo ou devido a cobranças indevidas, entre outros casos. Se houver recursos disponíveis nas contas, os titulares podem solicitar o resgate, que é efetuado por meio do sistema Pix.
Para verificar se existem valores a serem recebidos, inclusive de pessoas falecidas, basta acessar a página do Banco Central por meio deste link, onde você também encontrará informações detalhadas sobre o procedimento para solicitar a devolução desses fundos.