Brasil é novo líder do mercado de algodão à frente dos Estados Unidos

Apesar do marco, tendência é que os dois países alternem liderança ao longo das safras

Avalie a matéria:
Plantação de algodão | Foto: Reprodução/TV TEM

Durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada na Bahia, foi anunciado que o Brasil superou os Estados Unidos e se tornou o maior exportador mundial de algodão na safra 2023/2024. 

A conferência foi promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). No evento, entidades do setor destacaram que o Brasil pode não manter essa posição na próxima safra, mas que ambos os países continuarão a alternar o topo do ranking no futuro.

META ALCANÇADA BEM ANTES

A meta, inicialmente prevista para 2030, foi alcançada antes do fim da safra 2023/2024 (julho de 2023 a junho de 2024), segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). No entanto, a associação ressalta que essa posição pode não ser mantida no ciclo 2024/25, mas Brasil e Estados Unidos provavelmente continuarão alternando no topo do ranking no futuro.  

Produção de algodão - Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Segundo a entidade, o Brasil deve colher cerca de 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado nesta safra, com exportações previstas de 2,6 milhões de toneladas, das quais 60% já foram comercializadas. A FAO aponta que China, Índia e Estados Unidos são os maiores produtores, com o Brasil em quarto lugar no ranking mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES