Brasil deve superar a Itália e se tornar a 8ª maior economia do mundo, projeta FMI

O Brasil deverá superar a Itália, tornando-se a 8ª maior economia global em 2024, segundo o FMI. O crescimento do PIB foi impulsionado pelo consumo familiar e pelo setor de serviços.

Avalie a matéria:
Brasil deve superar a Itália e se tornar a 8ª maior economia do mundo | FOTO: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

O Brasil deve subir uma posição e fixar 2024 como a 8ª maior economia do mundo, estima o Fundo Monetário Econômico (FMI) em um ranking feito por Alex Agostini, da Austin Rating, baseado no PIB atual.  Nesta terça-feira (4), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB brasileiro cresceu 0,8% no primeiro trimestre, impulsionado pelo consumo das famílias, setor de serviços

QUAL A PROJEÇÃO?

O Brasil deve crescer 2,1% no ano com valor corrente de US$ 2,331 trilhões. A estimativa é que o país ultrapasse a Itália e fique na oitava posição no fim de 2024, isso porque, em 2023, o Brasil cresceu e voltou a figurar entre as 10 maiores economias do planeta, conforme as estimativas do FMI. 

Outro país que deve crescer no ranking será a Índia, que ultrapassará a Alemanha como terceiro maior PIB do mundo em 2027. As projeções do Fundo Monetário Econômico foram divulgadas em abril.

A alta de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) coloca o Brasil em 17º lugar em comparação com o avanço da atividade econômica de 53 economias. O resultado divulgado pelo IBGE colocou o Brasil à frente dos Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido, país que integram as dez maiores economias do mundo. 

O país que mais cresceu no período foi Israel, com alta de 3,4%, seguido pela Turquia, com 2,4% no trimestre. Em contrapartida, a nação com o pior desempenho foi a Nigéria, que recuou 16,1% no período. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES