Bloomin’ Brands vende controle Outback no Brasil por R$ 1,4 bilhão

Atualmente, a operação da Bloomin’ Brands no Brasil inclui 159 restaurantes do Outback, 16 unidades da Abbraccio e duas da Aussie Grill.

Outback | Ricardo Lima
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Bloomin’ Brands, controladora do Outback, vendeu dois terços da operação da marca no Brasil para a gestora Vinci Partners, que adquiriu 67% do negócio por R$ 1,4 bilhão. O pagamento será realizado em duas parcelas: 52% na data de fechamento e os outros 48% após um ano. Além disso, a Bloomin’ Brands mantém a opção de vender o restante de sua participação, de 33%, em 2028.

Conglomerado

Atualmente, a operação da Bloomin’ Brands no Brasil inclui 159 restaurantes do Outback, 16 unidades da Abbraccio e duas da Aussie Grill. O objetivo da parceria é impulsionar a expansão dessas três marcas, aproveitando a experiência da Vinci Partners no mercado brasileiro. A gestora já tem histórico de sucesso na indústria de alimentação com investimentos em marcas como Burger King, Domino's e Camarada Camarão.

Conclusão

A transação foi assinada recentemente e tem previsão de conclusão ainda em 2024. No processo, a Vinci Partners foi assessorada pelo Itaú BBA e pelo escritório Tauil & Chequer Mayer Brown, enquanto a Bloomin' Brands contou com o suporte do Bank of America e do escritório Lefosse.

Valores

Carlos Eduardo Martins, co-chefe de private equity da Vinci Partners, destacou a importância da parceria. Ele mencionou que o Outback, presente no Brasil há quase três décadas, é uma marca icônica, reconhecida pelo atendimento ao cliente e pela proposta de valor única, fatores difíceis de encontrar em outras operações locais.

Razões

A decisão da Bloomin' Brands de buscar um comprador para o comando da operação brasileira foi motivada por uma queda nas vendas no país e por prejuízos no primeiro trimestre de 2024. Com isso, a empresa encontrou na venda uma forma de arrecadar capital enquanto preserva a receita vinda de taxas sobre a marca Outback, como um licenciamento. Pierre Berenstein, vice-presidente-executivo de estratégia global de clientes da Bloomin’ Brands, ressaltou que a parceria com a Vinci alinha-se aos objetivos de curto prazo da empresa, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso de longo prazo com o Brasil.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES