Bernardo: governo não vai tabelar serviços bancários

Bernardo: governo não vai tabelar serviços bancários

Avalie a matéria:
Bernardo: governo não vai tabelar serviços bancários | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse hoje que o governo n?o tem a inten??o de tabelar os servi?os banc?rios ou praticar uma pol?tica intervencionista. Segundo ele, a concorr?ncia do setor banc?rio ? importante, mas tamb?m ? preciso preservar o interesse do consumidor. O governo estuda, segundo Bernardo, uma forma de regulamentar a cobran?a de tarifas banc?rias.

"Com certeza houve um crescimento muito expressivo das tarifas que s?o cobradas das pessoas e das empresas e acho que isso chegou a um ponto que exige um debate", disse o ministro, ao chegar ao Minist?rio da Fazenda, para reuni?o do Conselho Monet?rio Nacional (CMN).

Segundo ele, o governo est? fazendo alguns estudos e discutindo a melhor forma de encaminhar essa regulamenta??o: se por meio de resolu??o do CMN ou por meio de lei. Paulo Bernardo lembrou que os bancos j? sinalizaram com a possibilidade de auto-regulamentar a cobran?a de tarifas. O ministro disse que ? preciso esperar para ver o que os bancos far?o, mas argumentou que o governo tamb?m precisa ter uma a??o.

Infla??o

O ministro afirmou que a eleva??o das proje?es do ?ndice de Pre?os ao Consumidor Amplo (IPCA) no relat?rio divulgado hoje pelo Banco Central (BC) decorre da economia real. Segundo ele, n?o h? rela??o entre esse aumento nas proje?es com o fato de o CMN ter fixado uma meta de infla??o acima das expectativas do mercado. "Acreditar nisso ? achar que o rabo ? que abana o cachorro", afirmou.

Ele comentou que essa eleva??o das proje?es "vem da demanda, da entressafra, das dificuldades internacionais e de outros fatores". "N?o gosto, mas a realidade ? esta que est? a?", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES