Aposentadoria mais difícil a partir de 2026: Veja o que muda e como se preparar
- O que muda em 2026?
As novas exigências exigem que o segurado se prepare com mais antecedência, já que o período de transição para a aposentadoria ficou mais longo e desafiador.
- O que muda em 2026?
A partir de 1º de janeiro de 2026, as aposentadorias no Brasil vão passar a exigir mais dos trabalhadores. Com o aumento de requisitos nas regras de transição da Reforma da Previdência, o acesso ao benefício vai se tornar mais rigoroso. As mudanças, que atingem tanto homens quanto mulheres, envolvem elevação na pontuação mínima e na idade exigida para a concessão do benefício, impactando principalmente aqueles que ainda não conseguiram se aposentar e estão enquadrados nas regras de transição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As novas exigências exigem que o segurado se prepare com mais antecedência, já que o período de transição para a aposentadoria ficou mais longo e desafiador. Isso significa que quem ainda não cumpriu todos os requisitos precisa correr contra o tempo para garantir a aposentadoria dentro das novas normas. As alterações afetam diretamente aqueles que ainda não atingiram o número mínimo de pontos ou a idade exigida para o benefício.