Após perdas no RS, Lula diz que Brasil pode ter que importar arroz e feijão

Presidente já havia demonstrado preocupação com inflação dos alimentos. As enchentes no RS, que é o maior produtor de arroz do país, devem ter impacto na colheita.

Presidente Lula fala sobre preocupação com colheita de arroz e economia devido as enchentes no RS em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) | Presidente Lula fala sobre preocupação com colheita de arroz e economia devido as enchentes no RS em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (7) que o Brasil pode ter que importar arroz e feijão para lidar com prejuízos nas safras, devido as enchentes no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor de arroz do país. 

DECLARAÇÃO -  A preocupação foi externada por Lula em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). "Agora com a chuva eu acho que nós atrasamos de vez a colheita [do arroz] do Rio Grande do Sul. Se for o caso para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha", disse o presidente do Brasil.

INFLAÇÃO DOS ALIMENTOS - Lula já discutiu sobre a inflação com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), em especial do arroz e feijão. Os ministros afirmaram ao presidente que os preços reduziriam com o avanço da colheita.

PREÇO - No caso do arroz, como o Rio Grande do Sul é o principal produtor do país, Lula acredita que as enchentes que devastaram o estado terão impacto na oferta do alimento para os consumidores, com impacto nos preços.

PREJUÍZOS - Segundo um levantamento da consultoria Datagro, os temporais e enchentes no RS têm o potencial de gerar perdas de 10% a 11% na produção de arroz do estado e um prejuízo de R$ 68 milhões aos agricultores da região.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES