Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não devem receber a primeira parcela do 13° salário neste mês de fevereiro, conforme vinha sendo sinalizado pelo Governo. A explicação para mudança de planos é a demorara na aprovação orçamentária.
Segundo os técnicos, o não pagamento do advento natalino é o fato de a folha de pagamentos de fevereiro já ter começado a ser processada sem o adiantamento do décimo.
A aprovação da proposta orçamentária é importate para destravar a medida. O governo já separou R$ 704,4 bilhões de reais para pagar os beneficiários.
Como fica
Como a expectativa é que a proposta seja votada no Congresso no começo de março, é possível que a antecipação da primeira parcela do 13° dos segurados fique para abril. Tudo indica que será feito como o que ocorreu no ano passado, o sinal verde para o pagamento vai ser antecipado.
A antecipação do 13° do INSS tem potencial de injetar cerca de R$ 26 bilhões na economia brasileira, beneficiando milhões de pessoas. Conforme o INSS, os mais de 35 milhões de beneficiários só poderão checar o adiantamento natalino no fim de março (após aprovação do orçamento) e de acordo com a data de depósito dos benefícios.