A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 1. Isso significa que os consumidores receberão as contas de energia elétrica com adicional de R$ 4,46 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
O patamar da bandeira, no entanto, foi reduzido. Desde agosto, a bandeira estava no patamar vermelho 2, a mais cara da conta de luz.
A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro, diz agência reguladora.
A Aneel ainda ressalta que a fonte solar da geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro.
Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta, diz o comunicado.
Sobre as bandeiras tarifárias
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa os consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil. Ele considera fatores como produção, recursos hídricos e uso de usinas termelétricas. Assim, o consumidor pode controlar a conta de energia, reduzindo o consumo quando a bandeira está vermelha.