Enquanto figuras como o ex-juiz federal Sergio Moro e o pastor Edir Macedo aproveitam a campanha de vacinação da Flórida para serem imunizados contra a Covid-19 nos Estados Unidos, empresários brasileiros que viviam em Miami estão começando a abandonar o “sonho americano” e a retornar ao Brasil em razão da crise econômica que o país comandado por Jair Bolsonaro enfrenta.
Segundo informações de Natasha Bin, da Folha de S. Paulo, houve um aumento de 60% no fluxo de retorno da Flórida para o Brasil. As razões para essa queda, segundo a reportagem, são a pandemia do novo coronavírus e a desvalorização do real – o dólar parece ter se consolidado em um patamar de mais de R$ 5 e já chegou a ultrapassar R$ 6.
“Era moda passar um sabático nos EUA com renda em real e visto de estudante. […] Hoje já não ocorre mais”, afirmou Tiago Moreira, presidente da IMT Logistics, firma de mudanças internacionais.
O movimento de retorno ao Brasil em massa teria começado no primeiro semestre de 2020 e atingiu principalment empresários na faixa etária de 45 a 55 anos.
Dados da imobiliária Legacy Plus Realty apontam ainda que 70% dos empresários brasileiros que vivem em Miami querem vender seus imóveis.