Duas cobras pítons foram resgatadas no município de Groaíras, no Ceará. O resgate foi possível graças a um trabalho que a Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) do Ceará vem fazendo.
E na sexta-feira (30) esteve com sua equipe no município de Groaíras. Os animais estavam de forma irregular com um cidadão que os mantinham em sua casa sem ter nenhuma autorização ambiental. No entanto foram entregues através da solicitação de entrega voluntária.
Os animais, da espécie Python bivittatus (nome científico), são répteis que tem dois padrões: selvagem e a outra albina.
Trata-se de espécie exótica, que não pode ser solta em habitat do Brasil.
Em razão disso, as cobras serão destinadas aos dois zoológicos de Fortaleza, Sargento Prata e Ecopoint, lugares onde deverão receber tratamentos adequados.
Na ocasião, “o solicitante informou que estava de posse irregular dos animais, e que não tinha condições de entregar na instituição”, informou o fiscal ambiental da autarquia, Roberto Cavalcante.
Entrega voluntária
A entrega voluntária aos órgãos competentes é o melhor caminho de destinação de animais silvestres mantidos sob posse irregular e evita também possíveis sanções. Com o objetivo maior de devolver esses tipos de animais aos seus devidos habitats, a Semace atua prontamente no atendimento de solicitações de entrega voluntária. A atitude de entrega não implica em sanções administrativas, garante a Difis da autarquia.
“É importante que as pessoas se conscientizem que a posse irregular de animais silvestres é caracterizada como crime ambiental. A entrega voluntária é o ato mais correto. Inclusive, a legislação exime de pena/sanção o cidadão que faz entrega voluntária”, destaca Roberto.(Com informações da Ascom Semace)