Nas primeiras duas horas de funcionamento do Centro de Testagem da Covid-19, montado no Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias) neste sábado (30), 41 testes rápidos já apontaram resultado positivo para o novo coronavírus. O drive-thru foi organizado pela Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, e seguirá realizando testes até quarta-feira (3), sempre das 8h às 14h.
Segundo apurado pelo G1, os dados são superiores aos obtidos em 13 de maio, quando foi realizado o primeiro dia de testes rápidos no drive-thru montado no Mendes Convention Center. Na data, a Prefeitura registrou 25 resultados positivos em seis horas de atendimento.
Até a publicação desta reportagem, já haviam sido feitos mais de 1.100 testes rápidos na população santista. Os motoristas formaram fila de quase um quilômetro pela manhã, que chegava até o cruzamento da Avenida Senador Feijó com a Rua João Eboli, segundo informações Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Para a melhor fluidez do trânsito, a orientação é para que as pessoas ingressem na fila sempre na Avenida Senador Feijó e façam o caminho até chegar na Rangel Pestana.
Funcionamento
O serviço está disponível apenas para moradores de Santos, que devem apresentar documento com foto e comprovante de residência. Logo ao chegar ao local, o morador faz um cadastro e a aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o estado de saúde dela.
Atendendo a todos os requisitos, o morador segue para o teste rápido que coleta sangue do dedo. Os testes rápidos são usados para a triagem de casos suspeitos e indicam se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combatê-lo no seu organismo.
Após 15 minutos, a pessoa recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR, que tem efeito confirmatório do diagnóstico. Dois mil kits de RT-PCR estão reservados para a ação. Após cerca de três dias úteis, o resultado é encaminhado para a policlínica do bairro em que a pessoa mora.