Uma nova onda de calor está impactando áreas da região Sul e Mato Grosso do Sul, com previsão de temperaturas de 3°C a 5°C acima do considerado normal para esta época do ano. A projeção do Climatempo indica que essa condição persistirá por mais de cinco dias.
As temperaturas começaram a subir no último final de semana, afetando principalmente o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, além do sul de Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, os termômetros podem registrar mais de 5ºC acima da média, como destaca a área vermelha no mapa de projeção.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para "calor intenso no estado", válido até pelo menos sexta-feira. Na última segunda-feira (5), Itapiranga, na fronteira com a Argentina, registrou temperatura de 43°C.
No Vale do Itajaí, estão previstas máximas de 38°C nesta quarta-feira (7). No Rio Grande do Sul, as temperaturas podem atingir de 37°C a quase 40°C no oeste e sudoeste do estado, enquanto no oeste do Paraná, o calor ficará entre 36°C e 38°C nos próximos dias.
Outras regiões não serão afetadas
A onda de calor não deve se estender para outras regiões do Brasil, conforme a projeção. O calor extremo, incomum para essas áreas, é atribuído a um "domo de calor extremo" vindo da Argentina, segundo a MetSul.
A Argentina, atingida por uma forte massa de ar quente, emitiu alertas vermelhos por calor extremo. Especialistas chamam essa massa de ar de "domo de calor", e a previsão é que ela permaneça sobre o Rio Grande do Sul pelo menos até a metade da próxima semana.
Para mais informações, acesse MeioNorte.com