O edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) referente ao primeiro semestre de 2019 foi divulgado na quarta-feira, 9, pelo Ministério da Educação. As inscrições ao processo seletivo deverão ser feitas no período de 5 a 12 de fevereiro, exclusivamente pela internet, na página do Fies. Tanto o cronograma desta edição quanto os procedimentos relativos ao processo seletivo estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU).
Programa do MEC direcionado a estudantes universitários de baixa renda, o Fies foi criado em 1999 para financiar cursos presenciais em instituições particulares de educação superior. São requisitos para obter o financiamento possuir renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por membro e estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e com avaliação positiva do MEC. Candidatos inadimplentes com o programa ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.
No caso do Fies, os juros do financiamento são de zero por cento. O P-Fies, em contrapartida, possui juros variáveis e está voltado a pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos. Em ambos os casos, para concorrer a uma vaga, é necessário que o candidato tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.