O diretor geral do Hospital de Uruçuí, Patrick Costa, retornará às atividades após exame laboratorial do Lacen testar negativo para Covid-19. Ele estava afastado desde o dia 2 de maio, quando começou a sentir sintomas semelhantes aos da doença e ficou em isolamento domiciliar em Amarante, sua cidade natal. Patrick foi submetido a dois testes rápidos, os quais um apresentou resultado negativo e o outro positivo.
Diante da inconsistência dos exames e persistência dos sintomas, ele se submeteu à análise Swabe, o qual apontou resultado negativo. Patrick também se submeteu a outros exames, os quais descartaram a presença do vírus em seu organismo e permitiram, portanto, que os médicos o liberasse da quarentena.
Durante o tempo em que ficou afastado de suas atividades no Hospital de Uruçuí, um Comitê de Prevenção e Enfretamento à COVID-19, formado por uma equipe de profissionais, assumiu temporariamente a direção do Hospital. A unidade de saúde mantém um protocolo para os profissionais e pacientes, como triagem profissional, monitoramento de sintomatologia, utilização de EPIs e medidas de higienização.
“ Desde o início da pandemia e devido à rotina de viagens entre Uruçuí/Amarante/Teresina, passei a adotar algumas medidas preventivas, conforme orientações expedidas em protocolos de órgãos e autoridades de Saúde. Além de isolamento social, passei a utilizar técnicas de triagem profissional (rotina de verificação de sinais vitais), monitoramento de sintomatologia (avaliar algum sintoma presente), utilização de EPIs e medidas de higienização. Faço um apelo para as pessoas ficarem em casa. Cuidem das pessoas que vocês amam e adotem todas as medidas de prevenção. Nesse momento enfrentamos uma guerra, nosso objetivo é salvar vidas e evitar a disseminação do Coronavírus”, afirma Patrick.