O comércio em geral, além dos bares e restaurantes de Amarante não têm mais restrições no horário de funcionamento. Com o novo decreto assinado pelo prefeito Diego Teixeira, estabelecimentos comerciais podem funcionar a qualquer hora, desde que não gerem nenhum tipo de aglomeração e sigam as medidas de segurança sanitárias, como o uso da máscara e o distanciamento físico.
O decreto passa a valer a partir deste domingo (16) e ficará em vigor até o dia 31 de maio.
A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças e outros também não tem mais restrições de horário, mas deve seguir todas as medidas higienicossanitárias, especialmente o uso de máscara e distanciamento físico.
Ainda de acordo com o documento, as aulas na rede privada podem retornar de forma presencial, seguindo espaçamento entre cadeiras e com uso de máscara obrigatório. Na rede pública, as aulas continuam de forma remota.
O prefeito Diego Teixeira explica que essa flexibilização foi motivada pela estabilização do número de casos no município, mas alerta que se o número de casos voltar a subir, um novo decreto com medidas mais rígidas será publicado. “É muito importante que a população siga as medidas preventivas para que o número de casos não volte a subir”, explica o gestor.
O QUE PERMANECE PROIBIDO
- Realização de festas ou eventos, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por entidades públicas ou pela iniciativa privada.
- Quaisquer atividades que gerem aglomeração, funcionamento de casas de shows e quaisquer estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou fechado.
- Realização de campeonatos de futebol ou de qualquer modalidade esportiva
O QUE SEGUE O DECRETO ANTERIOR
- Liberadas atividades esportivas nas quadras e nos campos de futebol, desde que não gerem aglomerações.
-Templos religiosos poderão funcionar com até 50% da capacidade e com no máximo duas horas de duração, obedecendo aos protocolos específicos de medidas higienicossanitárias da Vigilância Sanitária do Município. O uso de máscaras é obrigatório e o distanciamento físico deve ser de dois metros.
- Bares e restaurantes poderão funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração.