Aprender Inglês é um grande desafio para a maioria dos brasileiros: estima-se que apenas 5% da população do País seja fluente no idioma. Para tornar mais fácil essa tarefa, muitas pessoas recorrem aos filmes e séries de sua preferência. Mas é preciso prestar atenção a algumas dicas caso este seja o método escolhido para atingir a tão almejada fluência.
E quem explica algumas dessas dicas é o Teacher Matias, que encontrou uma forma inovadora e criativa para ensinar Inglês: com recursos de computação gráfica, o professor "entra" em cenas de filmes e séries para interagir com os personagens e explicar particularidades das produções.
Tudo começa na hora de escolher que filme ou série assistir: muitas pessoas acreditam que determinados filmes ou séries são mais fáceis para aprender Inglês, por conta de seus diálogos mais pausados e outras características. Por isso, indicam essas produções a quem pede sugestões. Mas, de acordo com o professor, o principal critério a ser levado em consideração deve ser: "escolha o filme ou série de sua preferência! Aquele que você mais gosta! Assistir algo com o qual não se tem qualquer ligação, só porque alguém indicou, não vai adiantar nada em termos de aprendizado. Portanto, escolha aquele filme ou série que mais vai lhe agradar e manter entretido".
Com legenda ou sem legenda? Essa é outra dúvida frequente entre aqueles que recorrem às séries e filmes para aprender Inglês. De acordo com o especialista, é preciso assistir à produção escolhida mais de uma vez, mesclando com e sem legendas. "Na primeira vez, assista com o áudio em Inglês e legendas em Português. Dublado, nunca! Dessa forma, você vai poder compreender melhor o que está se passando naquela cena, na sua língua materna. Na segunda vez, assista com áudio e legenda em Inglês, para ir assimilando palavras e sons. Assista ainda a uma terceira vez, sem legenda alguma, para aprimorar esse exercício de criar familiaridade com a língua. Por isso, a importância de escolher um filme ou série que gosta, já que terá que assistir diversas vezes".
Imitar ou não o sotaque? Essa é outra dúvida que muitas pessoas têm enquanto estão tentando aprender Inglês. Teacher Matias explica que "querer imitar o sotaque que se vê em um filme ou série é natural e até ajuda na compreensão do idioma. Mas é preciso compreender que a imitação pode não sair ‘perfeita’ e nem precisa ser, afinal, somos brasileiros, temos os nossos próprios sotaques. O mais importante é não perder de vista o principal objetivo de um idioma, que é favorecer a conversação entre as pessoas" .
Entre as produções nas quais o Teacher Matias já "entrou", estão: Coringa, Matrix, Os Simpsons, South Park, Two and a Half men, It - A Coisa, entre outras. Em seus perfis nas redes sociais, o professor também entrevista personalidades que encontra em suas viagens aos Estados Unidos, Reino Unido e outros países de língua inglesa, sobre situações cotidianas, curiosidades e dicas que possam ser aproveitadas no aprendizado do idioma.