Estamos vivendo dias muito difíceis, até porque não há precedentes e não se apresentam soluções conhecidas, pois tudo é novo. Não é diferente quanto às atividades físicas, pois todas as academias, ginásios, aulas, estão temporariamente suspensas.
É importante manter alguma prática de atividade física, até para benefício do sistema imunológico. As alternativas caseiras são excelentes para mantermos a condição física. Para Ronie Hornos, professor de educação física, "trabalhos de força podem ser feitos com peso do próprio corpo como flexões de braço. Pode ser com auxílio de uma cadeira, ou utilização de escadas, para trabalharmos os músculos das pernas também "explica.
Outra alternativa é "rechear" uma mochila com quilos de qualquer coisa, para simular halteres. O especialista ressalta que isso tem muito efeito prático, contanto que seja algo que não machuque dedos e punhos, nem cause acidentes ou quedas.
Além dos exercícios serem feitos com bastante atenção, é preciso lembrar também dos alongamentos, todos eles, que muitas vezes são negligenciados nos treinos, por serem demorados e por não contribuírem com a hipertrofia muscular. "Nesses dias, eles podem receber nossa atenção, pois se ganharia flexibilidade", ressalta Ronie.
"O importante é manter a prática, sem preocupação com treinamento de evolução, mas apenas de manutenção da condição física", pontua o professor. "Bom treino a todos".