Dia Internacional contra o Câncer Infantil marca luta em prol desta causa

A RFCC-PI trabalha diariamente para garantir condições dignas de tratamento para os pacientes

Dia Internacional contra o Câncer Infantil marca luta em prol desta causa | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O dia 15 de fevereiro representa o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil. Esta importante campanha global visa conscientizar toda a população à medida que se amplia o cuidado e apoio aos jovens acometidos com a doença, assim como suas famílias. A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) compreende exatamente a necessidade dessa atuação conjunta e coordenada em prol da vida e bem-estar. O alerta se mantém durante todo o ano: diagnosticar e, em alguns casos, prevenir o câncer, é fundamental.

Quando se visualiza em nível global, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) traz os seguintes dados: anualmente, 215.000 casos são diagnosticados em crianças abaixo de 15 anos e, ao observar a faixa etária de 15 e 19 anos, são 85.000 casos. No cenário brasileiro, dados levantamentos pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer é o principal responsável pela morte de crianças e adolescentes entre 01 e 19 anos. Cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no país por ano.

Dia Internacional contra o Câncer Infantil marca luta em prol desta causa - Imagem: Reprodução

É dentro dessa realidade que a RFCC-PI surge e se articula. A entidade atua com excelência na prevenção do câncer, assistindo os pacientes e familiares. Também compartilha informações sobre o tema, contribuindo para a prevenção. Além disso, realiza a arrecadação de fundos em favor dos pacientes oncológicos, como a campanha McDia Feliz, realizada anualmente. A presidente da RFCC-PI, Carmen Campelo, explica que nos últimos dois anos foram realizados dois projetos a partir dos recursos angariados com a vendas dos tíquetes.

A presidente Carmen pontua que o primeiro foi de forma estrutural no Espaço Família (antiga Sala Fantasia), incluindo reforma de paredes, uma vez que estavam bem antigas e quebradas. “Sempre tivemos o objetivo de incluir dois banheiros com chuveiro na sala de espera para que os pais pudessem ficar mais confortáveis enquanto aguardavam os pacientes assistidos. A partir desses recursos, conseguimos”, conta. Ela acrescenta que “a segunda parte foi a ambientação com a compra dos móveis, brinquedos, ar-condicionado e outros itens, tornando a sala mais funcional”, expressa.

A RFCC-PI ainda desenvolve o projeto Data Manager, que tem como primeiro objetivo coletar, verificar e organizar um conjunto de dados relativos a pacientes oncológicos infanto-juvenis. Dessa forma, ficando disponíveis para análises e podendo ser inseridos nos Protocolos Clínicos da Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE). Assim, os frutos dessa parceria entre as duas instituições são potencializados constantemente.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES