SEÇÕES

Dia do Podcast: Programação da Rede Meio Norte ganha força com episódios para todos os públicos

Conheça os podcasts da Rede Meio Norte com editorias variadas, de saúde a crimes e política.

PodMeio | Foto: Jéssica Machado
Siga-nos no

Qual é o seu nicho? Histórias de crimes reais, esportes, investimentos, ou comédia? Nesta terça-feira (21), é celebrado o podcast. Com milhões de títulos disponíveis e em diferentes plataformas, há sempre um episódio esperando para transformar o trajeto, a faxina ou a pausa para o café em um momento de aprendizado ou diversão. 

Integrando o fenômeno global e pensando em atender a todos os públicos, a Rede Meio Norte possui 10 podcasts com editorias variadas, incluindo saúde, esportes, empreendimento, crimes, entretenimento, política e todos os assuntos que estão em alta no momento. Conheça:

PODMEIO

Abordando temas gerais e “quentes”, o PodMeio explora os assuntos que movimentam as redes. O podcast jornalístico, apresentado por Hélder Felipe, traz em cada episódio entrevistas com especialistas, autoridades e pessoas envolvidas em fatos marcantes, abordando desde notícias locais até nacionais.

"Esse podcast que foi criado com o objetivo de trazer as notícias jornalísticas de uma forma rápida, de uma forma visando cortes. E, a partir do convite que me foi feito, isso me despertou bastante a curiosidade e o entendimento sobre como é produzir conteúdo para a internet. Então, se hoje eu sou uma pessoa muito focada em produzir conteúdos para as redes sociais, foi graças à minha experiência que passei a ter com o PodMeio"

CONTRA ATAQUE

Os jornalistas Marcos Monturil, Francinito Loureiro e Daiton Meireles se unem no "Contra-Ataque", o podcast de esportes do Grupo Meio. O programa aborda os resultados, as polêmicas e a resenha dos principais campeonatos de futebol, garantindo análises aprofundadas e discussões que prometem movimentar os amantes do esporte.

"O mundo do podcast se casou muito bem com aquilo que a gente já costumava trabalhar dentro de jornalismo esportivo e está sendo uma experiência muito gratificante.  [...] quando a gente trata com as torcidas de massa, com as torcidas de maior influência a gente acaba tendo uma resposta muito grande eu acho que o embate", explicou Marcos Monturil.

O grande diferencial, segundo o apresentador, é a efervescência e a espontaneidade do debate, essenciais para discutir as grandes polêmicas do futebol. "O público tá vindo junto com a gente, discutindo as polêmicas, dando opinião, dizendo quem tá certo, quem tá errado. Isso tem sido muito gostoso de fazer", disse.

CANAL SAÚDE

Com 23 anos de carreira na televisão, a jornalista Karla Beger encarou a transição do formato tradicional para o podcast como um desafio profissional e uma grata surpresa. Segundo a apresentadora, tendo apresentado o "Canal Saúde" na TV Meio Norte por 18 anos, a adaptação para a nova mídia exigiu dedicação.

"Trazer ele para essa linguagem está sendo maravilhoso. Percebo que todos os profissionais da área da saúde que estão vindo participar do podcast também estão amando, porque a gente tem a união também, que é muito forte da marca Meio Norte", destacou a apresentadora.

Para a jornalista, a força do podcast reside justamente na capacidade de aprofundar temas complexos e esclarecer polêmicas de forma natural e conversada. "Eu percebo que o telespectador, que era o telespectador do canal saúde, hoje ele migrou para o podcast e tá amando", afirmou.

ENTRETECAST

Apresentado por Brígida Star e André Moura, o Entretecast, podcast de entretenimento da emissora, está em sua segunda temporada após uma primeira de sucesso. O programa apresenta entrevistas impactantes com personalidades locais e nacionais, gerando grande repercussão e engajamento nas redes sociais ao contar histórias relevantes e conectar referências de diversas áreas com o público.

"Nesse podcast a gente recebeu muita gente bacana. Tivemos sim muitos artistas nacionais de relevância que deram um bom engajamento. Mas, por incrível que pareça, uma entrevista que me tocou muito, que eu gostei muito de fazer, foi o Chupetinha. Porque foi uma das primeiras que a gente fez e a gente conheceu um lado do Chupetinha que a gente não conhecia, acho que o público não conhecia. Muita gente se emocionou, ele chorou, ele contou dramas pessoais, histórias íntimas da vida familiar dele", destacou André Moura.

EMPREENDE MAIS

O "Empreende Mais" é um podcast focado em desvendar o universo dos negócios e da inovação. À frente do projeto está a empresária e palestrante Jordana Guerra, que assume a condução das conversas com a missão de transformar o estúdio em um verdadeiro hub de conhecimento prático.

A proposta é ir além das teorias do mercado com convidados de diferentes segmentos do empreendedorismo, desde nomes com longa trajetória até players em ascensão, para compartilhar vivências, aprendizados e os desafios do dia a dia.

PODJOGO

Indo ao ar por temporadas, o "PodJogo" ocorre como um aprofundamento do renomado programa da Rede Meio Norte "Jogo do Poder". Apresentado pelo trio de jornalistas Amadeu Campos, Apoliana Oliveira e Ari Carvalho, ele traz os principais acontecimentos da política, indo além da superficialidade das declarações públicas.

Em entrevista, Apoliana Oliveira destacou o potencial do formato para extrair informações exclusivas. A jornalista relembrou um dos episódios mais marcantes do podcast, que contou com a participação do então Secretário de Comunicação do Piauí, Marcelo Nolleto.

"Em que ele trouxe, ainda quando a gente gravava em outro estúdio, mas que ele trouxe muitas informações sobre quem é o governador Rafael Fonteles uma visão de um amigo muito próximo que foi na época inclusive que ele revelou que de fato está nos planos do Rafael essa questão de disputar um dia a presidência da República", disse. 

OUTROS PODCASTS

Para os fãs de investigação, o "Crime e castigo" aborda crimes do momento e casos reais com entrevistas a autoridades, enquanto o "Morbidus" mergulha em crimes reais antigos, explorando casos elucidados e em aberto.

O universo da política e da produção de conteúdo também tem seu espaço: o "Cidades Meio" traz entrevistas com gestores para mostrar a realidade dos municípios. Já o "Papo de Editor" desvenda a técnica e os bastidores por trás da edição, oferecendo uma compreensão aprofundada do trabalho dos editores no universo audiovisual.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também