Na manhã desta quarta-feira (25), em Teresina, o Conselho Regional de Farmácia realizou uma importante ação na Praça João Luís Ferreira, centro, oferecendo atendimentos gratuitos relacionados à saúde, dentre eles a vacinação e orientações sobre uso racional e descarte correto dos materiais, uma organização parte da comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico.
Os Conselhos Regionais de Farmácia de todo Brasil e Conselho Federal tiveram como foco da campanha a divulgação das áreas que o farmacêutico atua. A ação, emparceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o conselho Regional de Farmácia do Piauí, teve o objetivo de capacitar esses profissionais em aplicação de injetáveis, culminando na proteção vacinal à população que passava pela praça.
“Nós temos hoje vários farmacêuticos sendo formados em aplicação de injetáveis que serão lançados no mercado de Teresina e algumas cidades do estado, atendendo a pedidos de receitas médicas”, falou Jerson Pereira, farmacêutico da Universidade Federal do Ceará.
Diante da lei nº 13.021, promulgada no ano de 2014, o farmacêutico pode aplicar injetáveis, sejam vacinas ou demais indicações de medicamentos permitidos pela legislação, deixando de lado a visão que algumas pessoas possuem, ao atribuir aos farmacêuticos apenas a função de ficar no balcão de drogarias. Eles também assumem a responsabilidade técnica em farmácias, drogarias, distribuidoras, hospitais e laboratórios, pesquisam e controlam a qualidade de derivados do sangue, também pode analisar tecnicamente e emitir laudos na indústria alimentícia, além de atuar como professor ou pesquisador em universidades.
“No consultório da farmácia, realizamos o acompanhamento do paciente que tem hipertensão, diabetes e que normalmente precisa de um controle dos parâmetros, seja da pressão ou da glicemia”, disse o farmacêutico Neylon Campelo.
A avaliação corporal, como exemplo do exame de bioimpedância que avalia com alta precisão a composição corporal para acompanhamento, também é muito procurada nas farmácias coordenadas por esses profissionais.
Dentro disso, Neylon Campelo relata também a grande novidade nas farmácias, o Hilab, um aparelho portátil, capaz de ler, em menos de uma hora, informações médicas relevantes em um exame de sangue “Ele está chegando em várias cidades e tem uma comodidade muito maior, com a mesma segurança dos exames laboratoriais que realizam coletas e agora já está disponível em algumas farmácias”, informa.
Mais um passo para divulgação das funções de um profissional “protagonista” e de extrema importância em estabelecimentos que lidam com a saúde da população, no âmbito de oferecer serviços de acompanhamento. “É um grande avanço para área farmacêutica e também para comunidade que vai ter mais uma facilidade de acesso aos serviços, tudo pode ser realizado nos consultórios das farmácias”, expressa Neylon.