O Dia do Bombeiro é comemorado neste dia 2 de julho. Para Ronaldo Macêdo de Araújo, de 50 anos, há um duplo motivo para comemorar. Isso porque ele tomou posse como Comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, a mais alta patente para um servidor da área.
A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
O Comandante Ronaldo Macêdo afirma que esta é uma honra para quem está há quase três décadas à serviço da corporação. “É uma grande honra ser convocado pelo governador Wellington Dias para assumir essa nobre função de comandar esses bravos homens que salvaguardam vidas e o patrimônio das pessoas. Os bombeiros tem o lema que é: ‘vidas alheias e riquezas guardar’, justamente a função do bombeiro”, explica.
Integração
Sob comando de Ronaldo Macêdo, o Corpo de Bombeiros promete estar mais integrado às demais forças de segurança. “A palavra de ordem hoje é integração entre os órgãos. Os bombeiros fazem parte do sistema de segurança pública. O objetivo maior é compartilhar informações e melhorar o sistema. Queremos nos organizar ainda mais para prestar um melhor atendimento à população”, acrescenta.
Ronaldo iniciou o ofício como bombeiro ainda aos 23 anos. “A questão de ser um comandante é o ápice da carreira do profissional. Tenho 28 anos na profissão de bombeiro. Cheguei ao final da carreira e consegui essa conquista, esse reconhecimento. É uma glória para qualquer profissional. Estou muito feliz e ansioso com a nova responsabilidade. Esperamos, junto à tropa, conduzir a tarefa da melhor forma possível”, finaliza.