Dia da Amazônia: 8 fatos que alertam a urgência da preservação - Berço da biodiversidade em risco

Exploração da madeira, perda de parte dos recursos hídricos do bioma, risco de extinção de algumas de suas espécies e aumento das secas provocadas pelas queimadas, entre outros. - Berço da biodiversidade em risco

Slide 1 de 9

Berço da biodiversidade em risco

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Amazônia abriga mais da metade da área de todas as florestas tropicais remanescentes do planeta, além de ser berço de 10% da biodiversidade do mundo. Ela também é importante na regulação do clima global, retirando e armazenando parte do gás carbônico da atmosfera - gás causador do efeito estufa.

É o maior bioma do país e corresponde a 59% do território brasileiro. O termo Amazônia Legal é usado para se referir a área de 8 estados do Norte e parte do Centro-Oeste: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão.

Em 12 meses, a Amazônia perdeu 4,64 mil km² de madeira, o equivalente a quase três vezes o tamanho da cidade de São Paulo, a maior capital do Brasil. Os dados, publicados neste domingo (5), são de um levantamento inédito feito pela Rede Simex, formada pelas organizações ambientais Imazon, Idesam, Imaflora e ICV, e se somam a outros alertas feitos no último ano sobre o bioma.

Por meio de imagens de satélites, os pesquisadores monitoraram a exploração madeireira na Amazônia no período entre julho de 2020 a julho de 2021. Eles também pesquisaram a legalidade dessa madeira, mas não conseguiram ter acesso aos dados em 7 dos 9 estados que compõe a Amazônia Legal.

Além do alerta publicado neste domingo, confira outros 7 alertas já feitos no último ano sobre a Amazônia:

Slide 1 de 9
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES