DF: Garis são alvos de violências por Militar da Marinha

Infelizmente, os casos de agressão e preconceito são frequentes. Tem pelo menos um por mês.

DF: Garis são alvos de violências por Militar da Marinha | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após terem sido vítimas de socos e vassouradas, dois garis vivem divididos entre o medo e a revolta. Os dois profissionais responsáveis pela limpeza no Distrito Federal sofreram ataques físicos e verbais.

Os dois foram atingidos por golpes de vassouras nas costas, socos e xingamentos. Em nota, declaram que se o acusado estivesse armado, ele teria disparado neles, e consequentemente tirado duas vidas inocentes. 

Garis são alvos de violências por Militar da Marinha (Foto: Francisco Dutra/Metropoles)

APOIO

Os dois garis trabalham para a Valor Ambiental, terceirizada do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A empresa colocou à disposição deles serviço jurídico e apoio psicológico.

“Infelizmente, tem algumas pessoas que não conhecem a realidade. Acham que pelo fato de eles serem varredores seriam menos importantes. Mas, na verdade, são essenciais. Nós ficamos tristes, porque são pais de família”, disse.

O Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana (Sindlurb) também colocou-se à disposição das vítimas. Atualmente, a categoria sofre com o desrespeito.

“Infelizmente, os casos de agressão e preconceito são frequentes. Tem pelo menos um por mês. Negam-nos um copo de água. Tem escola que não deixa o gari ir ao banheiro”, denunciou José Cláudio de Oliveira, dirigente do Sindlurb

Garis são alvos de violências por Militar da Marinha (Foto: Francisco Dutra/Metropoles)

O CASO

Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra o momento em que os garis são agredidos por um militar da Marinha do Brasil. O homem bateu nos trabalhadores de limpeza urbana por achar que ele estava filmando a esposa enquanto ela fazia ginástica.

No vídeo, é possível ouvir o homem gritando e vê-lo empurrando uma das vítimas na calçada.

O militar perguntou o que os garis estavam filmando e pediu que mostrassem o celular. Um dos trabalhadores mostra o objeto que segurava, que, na verdade, era um aparelho de geolocalização usado para registrar os locais por onde o Serviço de Limpeza Urbana passou.

Segundo um dos garis agredidos, a mulher achou que estava sendo filmada porque os garis precisam marcar o percurso feito com um GPS. Para o equipamento funcionar, os trabalhadores precisam levantá-lo e apertar um botão. 

Mesmo mostrando o aparelho, eles foram agredidos novamente pela vassoura que o gari usava para limpar a rua. Em seguida, o vídeo mostra que a vítima recupera o objeto. No entanto, o homem ainda vai atrás dele e dá um tapa nas costas do trabalhador.

Moradores viram as agressões e chamaram a polícia. Segundo testemunhas, em nenhum momento, o gari agrediu ou xingou o militar. Todos foram levados à 5ª DP.

Garis são alvos de violências por Militar da Marinha (Foto: Francisco Dutra/Metropoles)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES